15/07/2017 10:32:29 - Atualizado  em 15/07/2017 11:22:09

A+ A-

Exposição Internacional do Gado Nelore na 58ª Exposição Agropecuária

 

O gado nelore é um gado de corte, de genética avançada e exatamente por conta do avanço genético hoje é possível o abate do boi com 20 meses

Neste sábado (15/07) é o último dia da Expoinel, a Exposição Internacional do Gado Nelore, que aconteceu no parque de exposições por dois dias, desde sexta-feira (14/07). A Expoinel Campos é uma das etapas e os zebus aqui premiados estão credenciados para participar da final, que acontecerá em setembro na cidade de Uberaba/MG.

O gado nelore é um gado de corte, de genética avançada e exatamente por conta do avanço genético hoje é possível o abate do boi com 20 meses, prazo reduzido comparado aos 5 anos que eram necessários anteriormente.

O estado do Rio de Janeiro é precursor do zebu, com altos investimentos em genética, subindo na graduação nacional com sua genética de ponta, informa Marcelo Costa Leite, Técnico especialista na raça.

O presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Rio de Janeiro, Luiz Adilson Bom explica que a tecnologia está sendo utilizada em favor da melhoria genética do zebu, a Tecnologia PMGZ, Programa de Melhoria Genética do Zebu, coordenado pela ACNB -Associação dos Criadores de Nelore do Brasil. Está na agenda do nelore uma assinatura de convênio da Bolívia, que se interessa pela tecnologia, o que certamente vai abrir o mercado de comércio de genética Bolivia-Brasil.

Segundo ele hoje é possível, a partir de um programa informatizado obter todas as informações sobre o gado antes de adquiri-lo, sua procedência, seu rendimento e desempenho, que significa mais um avanço para o criador e investidor de zebu nelore.


Fonte Ascom