04/10/2017 15:58:55 - Atualizado  em 04/10/2017 16:11:50

A+ A-

Pesca reforça parceria com Emater e Fiperj para emissão de DAP

  Ururau

Superintendência trabalha para regularizar situação dos trabalhadores da pesca

O superintendente adjunto de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto, esteve reunido nesta terça-feira (03/10), na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado do Rio de Janeiro (Emater/RJ), no Rio de Janeiro, com o presidente da entidade, Antônio Emílio, e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), Glauco Barradas, para tratar, dentre outras questões, da emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que fortalece a identificação dos trabalhadores da pesca.  

"Vivemos um momento de extrema dificuldade, o que não impede a execução de atividades em comum. Ao contrário, a atual crise oportuniza a cooperação e ações conjuntas. Temos dois projetos de produção aquícola em elaboração nos assentamentos Che Guevara (Marrecas) e Barra Sul (Macacuá), mas precisamos organizar os produtores, para capacitá-los à produção", disse o superintendente adjunto. 

Segundo José Armando, durante o encontro foi discutida ainda a extensão da DAP, para pescadores de Lagoa de Cima, Lagoa Feia e Lagoa de Campelo. “As duas instituições possuem corpo técnico qualificado para as ações, e a prefeitura vai participar com estrutura e o apoio necessário às equipes. Pretendemos trazer, definitivamente, a Fiperj para esta e outras parcerias, neste processo e no atendimento das demandas de pesca e aquicultura”, disse.  

Para o presidente da Emater/RJ, Antônio Emílio, só se consegue atravessar a crise juntando esforços. "Alinhando ações e estabelecendo parcerias só assim vamos conseguir levar qualidade de vida e melhores condições de trabalho aos trabalhadores da agricultura e pesca do estado do Rio", disse. 

Segundo Glauco Barradas, essa parceria vai permitir que a Fiperj fortaleça o trabalho já desenvolvido. "Essa união com a Prefeitura de Campos, através da Superintendência de Pesca e Aquicultura, e Emater, vai aproximar ainda mais a Fiperj do pescador da região. Pretendemos fazer uma reunião local, em breve, para entender a demanda e trabalhar junto", explica Barradas. 


Fonte Ascom