04/01/2018 15:28:57 - Atualizado  em 04/01/2018 15:34:27

A+ A-

Dragagem do “rio do Cipó”, em Retiro, começa nesta semana

  Luis Macapá-Supcom

Intervenção será feita com duas máquinas, que foram liberadas pela direção do programa Limpa Rio, do governo do estado

Começa ainda esta semana, a limpeza do “rio do Cipó”, como é conhecido um estreito canal de 2,5 quilômetros que corta cerca de 50 propriedades rurais na localidade do Retiro, na Baixada Campista. A intervenção será feita com as duas máquinas que durante a maior parte do mês de dezembro, foram utilizadas na dragagem da área no entorno dos pilares da ponte do Gote, no Canal das Flechas, a poucos quilômetros de distância.

"Consegui com a direção do programa “Limpa Rio”, do governo do estado, a liberação das máquinas, uma Dragline e uma Long Reach, que terminaram há poucos dias a limpeza na área da ponte do Gote. Será um trabalho importante, pois dezenas de pequenos produtores da região vêm sofrendo há anos com o assoreamento do rio", afirmou o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.

Fazendo a captação direta no Canal das Flechas, o “rio do Cipó”, quando em condições normais, leva água da Lagoa Feia às propriedades onde são cultivadas diversas culturas, como abacaxi, melancia, aipim e abóbora, dentre outros gêneros. “Muitos desses agricultores são também criadores de gado de leite e serão beneficiados pela água que nos próximos dias começa a chegar a suas terras, à medida que o canal for sendo dragado”, completou Nildo.

Reportagem: Redação/Supcom


Fonte