12/06/2017 15:40:46 - Atualizado  em 12/06/2017 15:56:43

A+ A-

Prefeitura busca alternativas para o setor de Reabilitação do HGG

  Divulgação

O prefeito já marcou uma reunião para o próximo dia 22, quando irá receber a equipe da unidade e do hospital para tratar de medidas emergências

O prefeito Rafael Diniz visitou nesta segunda-feira (12/06), acompanhado dos vereadores Jorginho Virgílio e Silvinho Martins, o setor de Reabilitação do Hospital Geral de Guarus (HGG). O prefeito foi obter informações sobre o funcionamento do setor, que nos últimos dois anos passou a operar aquém da capacidade e de forma precária.
 
" A partir de 2015 o setor passou a funcionar precariamente devido à falta dos investimentos necessários. Mas a estrutura continua toda montada e não é muito difícil recuperar o pleno funcionamento, com uma ou outra reforma", afirmou o médico fisiatra Gualtter Barreto Lirio. “Muitos pediram transferência para outros lugares, mas tenho muito amor por isso aqui e ainda tenho esperança de ver tudo funcionando bem novamente” completou.
 
Destinado ao atendimento de alta complexidade, o setor de reabilitação do HGG é o único do interior do estado e um dos poucos do país sob administração municipal. Tem abrangência regional, sendo referência para o Norte e Noroeste Fluminense, mas atende hoje menos de 400 pacientes por mês, número bem inferior aos cerca de mil que recebia de dois a três anos atrás, segundo levantamento do próprio setor.
 
Acompanhados do médico fisiatra e da superintendente da unidade, Raquel Arminda, o prefeito e os vereadores visitaram todos os setores da Reabilitação, como a Fisiatria, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Assistência Social, Enfermaria e a Musicoterapia. Observou atentamente todas as carências e se comprometeu em lutar para devolver ao setor o pleno funcionamento.
 
"Esses profissionais realizam aqui um importantíssimo trabalho e vamos concentrar todos os esforços para promover a reestruturação do setor. Antes, havia condições financeiras para fazer, e os antigos administradores não fizeram. Mas nós, dentro da nossa realidade e com muito esforço e criatividade, vamos, sim, trabalhar para ver isso tudo em ordem novamente. E temos que ressaltar também o profissionalismo dessa equipe, que se desdobra ao máximo para manter tudo funcionando da melhor maneira possível", destacou Rafael Diniz.

Para o vereador Jorginho Virgílio, a visita do prefeito é o primeiro passo para avançar ainda mais nas conquistas para as pessoas com deficiência e revela o comprometimento dele. “Tenho certeza que o prefeito saiu dessa visita, como eu saí daqui a primeira, com a cabeça mudada sobre o que é reabilitação e o que este espaço pode proporcionar. Vamos todos juntos lutar para que o Centro volte a atender em toda a sua capacidade. O prefeito já marcou uma reunião para o próximo dia 22, quando irá receber a equipe da unidade e do hospital para tratar de medidas emergências.Vamos seguir acompanhando isso de perto”, destacou Jorginho.

Reportagem: Redação/Ascom


Fonte