13/06/2017 16:46:55 - Atualizado  em 13/06/2017 16:53:33

A+ A-

Radioterapia do HEAA realiza procedimento de alta complexidade

  Divulgação

O HEAA é o pioneiro em Campos neste tratamento e é o único hospital da região que oferece este serviço pelo Sistema Único de Saúde-SUS

Nesta quarta-feira (14/06), às 16h, o Serviço de Radioterapia do Hospital Escola Álvaro Alvim estará realizando um procedimento de alta complexidade. O paciente G.B.S, de 76 anos, está sendo submetido e uma radiocirurgia estereotáxica: ablação de lesão tumoral no sistema nervoso central. O HEAA é o pioneiro em Campos neste tratamento e é o único hospital da região que oferece este serviço pelo Sistema Único de Saúde-SUS. 

A Radiocirurgia é caracterizada por dosagem radioterápica acima do convencional, aplicada apenas na lesão, preservando, assim, os tecidos sadios. São realizadas 5 aplicações durante 5 dias com intervenções rápidas, em média de até 20 minutos incluindo: posicionamento, controle de qualidade, averiguação do posicionamento correto através das imagens seguida da administração da dose especificada no planejamento. Após cada sessão, o paciente é liberado para as atividades normais, sem nenhuma restrição.

O Dr. Fabiano Gonçalves, radioncologista, destaca que a principal característica deste tratamento é a preservação dos tecidos próximos a lesão. A intervenção é realizada sem nenhum tipo de incisão, reduzindo substancialmente os efeitos colaterais e a morbidade, com tempo de recuperação significativamente reduzido.

A equipe responsável pelo tratamento é integrada pelos especialistas Fabiano Gonçalves e Márcio Reisner, radioncologistas, Dr. Paulo Garcia, físico médico, e Dra. Charlene Reis, física médica e Supervisora de Radioproteção da instituição. 

O Dr. Paulo Garcia ressalta que, a partir do êxito deste procedimento o Serviço de Radioterapia do Hospital Escola Álvaro Alvim está apto a atender a demanda de Campos e região quanto a procedimentos de alta complexidade em radioterapia cirúrgica, evitando o deslocamento de pacientes para outros centros de excelência em busca deste tipo de tratamento.


Fonte Ascom