09/01/2018 10:39:39 - Atualizado  em 09/01/2018 10:44:15

A+ A-

Vacina contra febre amarela será fracionada

  Grupo Violes

No estado do Rio de Janeiro a vacinação será realizada em 15 municípios

Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (09/01) que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia vão adotar a dose fracionada da vacina contra a febre amarela. O fracionamento, diz a pasta, vai garantir o fornecimento da vacina nessas regiões.

Agora, a dose padrão será dividida e aplicada em quatro pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, uma mesma dose pode servir para até cinco — mas o governo irá trabalhar com uma "margem de segurança".

A dose fracionada não será destinada a todos, diz a pasta. Crianças de 9 meses a até 2 anos, pessoas com condições clínicas específicas (como pacientes com HIV/Aids), gestantes e viajantes internacionais vão continuar tomando a dose padrão.

De acordo com o Ministério da Saúde, 19,7 milhões de pessoas em 75 municípios destes estados deverão ser vacinadas na campanha de vacinação. Ao todo, 15 milhões receberão a dose fracionada da vacina e outras 4,7 milhões, a dose padrão.

A divisão de uma mesma dose já vem sendo estudada há algum tempo pelo Ministério da Saúde, que chegou a cogitar o fracionamento em março do ano passado.

Agora, com a divulgação de mais casos e mortes em São Paulo, a pasta decidiu adotar a divisão para garantir a imunização.

As vacinas serão fornecidas e produzidas or Bio-Manguinhos, laboratório da Fiocruz, mesma instituição que fez testes com a vacina fracionada que demonstraram sua eficácia.

No estado do Rio de Janeiro a vacinação será realizada em 15 municípios. A meta é de 10 milhões de pessoas vacinadas. O período de campanha: 19 de fevereiro a 9 de março.


Fonte G1