10/06/2017 14:17:51 - Atualizado  em 10/06/2017 14:24:30

A+ A-

Sábado com ressaca e ventos fortes no Rio de Janeiro

  Reprodução

Ondas de até três metros devem atingir a orla até as 21h

O sábado começou com ressaca e ventos fortes no Rio de Janeiro. De acordo com o serviço meteorológico da Marinha, as alterações climáticas são decorrentes de uma frente fria que chegou à cidade no fim da tarde de ontem e deve perdurar até a manhã de domingo. Ondas de até três metros devem atingir a orla até as 21h.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Copacabana, foram registrados rajadas de até 51,8Km/h por volta das 7h. "Os ventos devem começar a enfraquecer ainda neste sábado, com previsão de rajadas de vento moderado e fraco para a tarde, e fraco a partir da noite de hoje", informou a assessoria do Alerta Rio.


Já o Centro de Operações da prefeitura informou que podem ocorrer pontos isolados de chuva fraca a moderada hoje na cidade. Questionada sobre a possibilidade de avanços do mar sobre a orla, a assessoria do Centro de Operações informou que monitora o mar com auxílio de duas boias posicionadas na costa da cidade (que medem a altura das ondas em tempo real) e a orla pelas câmeras, além da troca de informações com as equipes que estão nas ruas, como Defesa Civil e Guarda Municipal.

Caso haja incidência de ondas próximas à orla, o órgão está pronto para agir, como nos casos do acionamento do protocolo de fechamento do trecho São Conrado e Barra, da Ciclovia Tim a Maia. "É importante ressaltar que os nossos avisos de ressaca sempre levam recomendações, e duas delas são que as pessoas evitem ficar em mirantes ou locais próximos ao mar e evitem usar as ciclovias caso as ondas estejam muito fortes", destaca a assessoria do órgão.

 


Fonte O Globo