16/11/2017 14:24:41 - Atualizado  em 16/11/2017 14:32:26

A+ A-

Times do Paraesporte na final da Liga de Futsal Norte e Noroeste

  Marcos Gonçalves-Supcom

Equipe campeã garante vaga para a etapa nacional, em 2018

O sábado (18/11) será um dia de decisão para as equipes masculina e feminina que participam da 1ª Liga de Futsal Norte e Noroeste Fluminense das Olimpíadas Especiais Brasil. A rodada final será realizada a partir das 9h, no ginásio do Instituto Federal Fluminense (IFF). Quatro times da Fundação Municipal de Esportes (FME) disputam a competição, além de representantes de Búzios e Itaperuna. A equipe campeã garante vaga para a etapa nacional, em 2018.

De acordo com o coordenador de futebol das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB), Tiago Siqueira, a Liga de Futsal Norte e Noroeste Fluminense está sendo finalizada de forma satisfatória, onde o objetivo do esporte unificado foi alcançado. “São treinamentos contínuos e trocas de experiências entre os atletas regulares (com deficiência) e atletas parceiros (sem deficiência). Estamos colocando em prática o verdadeiro sentido da palavra inclusão e utilizando a melhor ferramenta: o esporte”, disse Tiago.

Os benefícios da competição são compartilhados entre atletas e seus familiares. Marise de Oliveira Santos não perde um jogo do filho, Marcelo Santos, competidor que estuda na APAE de Campos e integra a equipe do Paraesporte. “Ver o desenvolvimento do meu  filho já é uma grande vitória. Ele está mais feliz e o convívio com outros colegas é primordial para melhorar a autoestima”, destacou Marise Santos.

O coordenador do Paraesporte, Fabio Coboski, destaca que é muito importante a participação na modalidade. "Estamos com 40 alunos participando e com chance de chegar ao Campeonato Nacional, previsto para 2018. Se conseguir bom desempenho na competição, podemos estar classificados para os Jogos Mundiais de Verão da Special Olympics, em Abu Dhabi, em 2019. Essa possibilidade vem motivando ainda mais nossa equipe” destacou Fabio Coboski. 

O presidente da FME e também um dos Embaixadores das OEB, Raphael Thuin, ressalta que está muito feliz em ver o envolvimento dos atletas e a participação das famílias nas atividades esportivas que vem sendo oferecidas aos nossos atletas. “O prefeito Rafael Diniz tem abraçado e apoiado o projeto Paraesporte, que é uma referência no atendimento público no Estado do Rio de  Janeiro. Atualmente, atendemos a mais de 600 pessoas em várias modalidades e  o depoimento de cada familiar é a comprovação que estamos no caminho certo. E queremos continuar ampliando o atendimento no município", disse Raphael Thuin. 

Reportagem: Redação/Supcom


Fonte

Vista por: 1062