04/07/2017 15:55:04 - Atualizado  em 04/07/2017 15:57:30

A+ A-

Inscrições abertas para o II Campeonato Estudantil de Xadrez Rápido

  Rodrigo Silveira-Supcom

Objetivo é popularizar o esporte entre os alunos, para trabalhar o raciocínio lógico e a disciplina

A Fundação Municipal de Esportes (FME) e a Secretaria municipal de Educação, Ciência e Esporte, em parceria com a Academia de Xadrez de Campos, vão realizar o II Campeonato Estudantil de Xadrez Rápido, no dia 19 de agosto, na sede da FME. O objetivo é popularizar o esporte entre os alunos, para trabalhar o raciocínio lógico e a disciplina.

As inscrições podem ser feitas na sede da FME (Rua dos Goytacazes, 499, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para se inscrever o participante deverá preencher uma ficha de inscrição, com dados pessoais e da escola que estuda. A expectativa é reunir 150 competidores na faixa de idade ente 9 a 17 anos. As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de agosto.

Na última semana, o presidente da Associação  de Xadrez e árbitro auxiliar da Confederação Brasileira de Xadrez, Fábio Fernandes, e a consultora jurídica Fernanda Fernandes foram recebidos pelo presidente da FME, Raphael Thuin, e a subsecretaria  de Educação, Cultura e Esportes do Município, Joana Campinho, para avaliar a realização do evento.

"A FME já oferece aulas de xadrez e apoiar um evento deste porte só tem a contribuir para o aperfeiçoamento dos alunos, que vão poder mostrar seus conhecimentos no torneio. Além de diversão, a atividade estimula o raciocínio lógico, o bom comportamento, a frequência e o rendimento escolar", avalia Raphael Thuin.

Segundo Fábio Fernandes, desde que a Academia foi criada há três anos, já atendeu cerca de 2,5 mil pessoas, a maioria crianças de Campos e região. “Nosso objetivo é apontar os campeões municipais de xadrez rápido nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, cadete e juvenil e fomentar a prática da xadrez nas escolas”, conta Fábio.

A subsecretaria de Educação ressalta a importância da realização do evento que envolverá estudantes das redes públicas e privadas do nosso município. "O campeonato vai permitir a descoberta de novos talentos e incentivar a prática esportiva. Outra vantagem é que essa prática esportiva irá refletir no aprendizado do aluno em sala de aula, que terá maior desenvoltura no raciocínio lógico", disse Joana Campinho.

Reportagem: Redação/Supcom


Fonte

Vista por: 450