11/01/2018 12:16:33 - Atualizado  em 11/01/2018 17:30:42

A+ A-

Cavalhada de Santo Amaro será realizada na próxima segunda

  Divulgação

A primeira Cavalhada de Campos aconteceu em 1730, no Solar do Colégio

Com quase 300 anos de tradição, a Cavalhada de Santo Amaro acontece na próxima segunda-feira (15/01), dia do padroeiro da Baixada Campista, a partir das 15h. Ano após ano, doze cavalheiros vestidos de azul se posicionam em confronto a doze cavalheiros de vermelho e revivem uma batalha por território. A tradição que chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses continua viva em Campos, uma das únicas cidades do país em que a celebração resiste.

A primeira Cavalhada de Campos aconteceu em 1730, no Solar do Colégio, como relatou Alberto Lamego no livro “Terra Goitacá”. Com 288 anos, a tradição pelas gerações. A dramatização da batalha é referência à reconquista de território na península Ibérica pelos cristãos — vestidos de azul — após 800 anos de dominação moura — com vestes vermelhas . Para os campistas, a Cavalhada faz referências mais íntimas e reforça a história afetiva de cada um junto ao distrito de Santo Amaro. Esse é o caso de Miguel Henriques de Carvalho que, desde a infância, assistia ao evento junto a seus pais.

“Sou filho daqui, de Santo Amaro. Desde criança assistia a Cavalhada junto a minha mãe e meu pai. Com 13 anos quis ser cavalheiro de Santo Amaro. Participei da encenação pela primeira vez naquele ano e continuo até hoje, com meus 69 anos de idade. A cada ano é um grande esforço manter esta celebração, mas também é o reforço de toda uma história e me sinto honrado de fazer parte dela” contou Miguel, que junto a mais quatro voluntários faz parte da comissão de organização da cavalhada.

A Festa de Santo Amaro continua na noite de domingo (14/1) com peregrinos que, tradicionalmente, saem do centro de Campos em direção ao distrito de Santo Amaro em uma caminhada de quase 40 quilômetros. Desde as 3h da madrugada são realizadas missas na igreja local para os devotos. A Cavalhada acontece durante a tarde e termina com os cavalheiros juntos na igreja. A festividade ainda conta com procissão às 18h30 e termina com o show do Padre Max Barreto, oferecido pela prefeitura de Campos, às 21h30.

Além do show, o poder público apoia o evento com suporte logístico, através da Superintendência de Entretenimento e Lazer, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Saúde, Superintendência de Postura, Limpeza Pública e Instituto Municipal de Trânsito e Transporte e (IMTT).
 
Programação Religiosa Festa de Santo Amaro

Dia 14/1 – 21h – Levantamento do mastro

Dia 15 – Dia de Santo Amaro

5h - Alvorada
3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 17 h – Missas
15h - Cavalhada
18h 30 – Procissão
21h - Show do Padre Max Barreto


Fonte Supcom