31/05/2017 09:47:51 - Atualizado em 31/05/2017 09:49:14


A+ A-

O que tenho feito de bom?

 

O primeiro capítulo da Bíblia diz que no final de cada dia da criação, Deus fazia uma avaliação de Seu trabalho e concluía que era bom. No entardecer do sexto e último dia da criação viu Deus o que havia feito e eis que era muito bom (Gn 1.31)!

Aprendemos, portanto, que é importante se fazer uma avaliação no final de cada atividade, de cada dia, de cada etapa da vida.

Ao me fazer esta avaliação me vem à mente a seguinte pergunta: "o que tenho feito de bom?"
Bem, tenho ajudado idosos a atravessar a rua, dou informações corretas a quem me pergunta um endereço, compro frutas e doces nos semáforos para ajudar aqueles vendedores, cumprimento as pessoas, mesmo que sejam desconhecidas, paro para ouvir o desabafo de pessoas tristes, devolvo o troco que, por engano, o comerciante me deu a mais, corro para levantar aquele pedestre que tropeçou e caiu na rua, cedo lugar no trânsito ao carro que está querendo sair da vaga aonde está estacionado, e tantas outras coisas.

Mas será que só isto é o suficiente? Será que eu tenho feito todo o bem que eu posso fazer? Ou quem sabe a minha preguiça, meu comodismo, meu egoísmo, minhas ocupações, meu orgulho, minha indiferença e minha falta de amor me impedem de fazer mais pelo meu próximo?!

Sei que como um cristão eu preciso fazer o bem, pois Jesus me ensinou que a árvore boa deve produzir frutos bons (Mt 7.17) e que a luz das boas obras deve brilhar a fim de que as pessoas possam glorificar a Deus (Mt 5.16).
É preciso então, aproveitar cada oportunidade e fazer o bem a todas as pessoas (Gl 6.10), mesmo que elas não mereçam, não reconheçam ou não possam me retribuir. Meu modelo de vida é Jesus, que andava por toda a parte fazendo o bem a todos que lhe cruzavam o caminho (At 10.38). Que amava não apenas com as doces e sábias palavras que dizia, mas com suas atitudes e gestos de bondade (Lc 7.13).
Quando alguém me perguntar ou quando eu mesmo me questionar: "o que tenho feito de bom", quero sempre responder com alegria: "tenho feito tudo o que posso!"

E você, o que tem feito de bom?

Pr. Josué de Siqueira


Mais...

  • 10/05/2017 »