14/11/2017 08:41:57 - Atualizado em 14/11/2017 08:43:02


A+ A-

Bem viver

 

As experiências internacionais nos revelam que países pequenos e prósperos ( caso da Dinamarca e Singapura) podem alcançar bem-estar, quando tem líderes esclarecidos e focados na execução de políticas públicas que atendam o interesse da maioria..

Os institutos dividem seus estudos de qualidade no padrão de vida em cinco categorias: finanças pessoais/familiares, vida em sociedade, propósitos de vida, aspectos físicos e mentais (saúde) e vida comunitária. Completando no dia 15 mais um ano de sua proclamação da República, o Brasil coleciona uma história marcada pela escravidão, desigualdade latente e graves problemas políticos. Isso acaba afetando a felicidade cotidiana das famílias.

Pesquisa do Instituto Gallup mostra a influência negativa do aspecto financeiro na vida dos brasileiros em anos recentes no conjunto de outros fatores que influem no bem-estar. A estabilidade econômica sempre ajuda na criação de onda de otimismo, entretanto um excessivo esforço na direção do enriquecimento rápido pode prejudicar, em face da competição exagerada que causa experiências negativas. Á a participação comunitária e a presença de um propósito na vida cotidiana são fatores que melhoram o sentimento do bem viver nas comunidades. Violência urbana reduz o sentimento de bem estra geral.

De acordo com a renomada revista National Geogrephic, um cidadão/cidadã feliz de um modo geral é sadio(a),desfruta de seis horas diárias de vida social, tem bons amigos com quem contar, vai a pé ao trabalho, trabalha 40 horas semanais num emprego com colegas que estima, no final de semana faz as devoções para sua escolha religiosa, curte arte e futebol com os amigos.

Faz escolhas diárias simples que promovem felicidade. Tarefa facilitada pela convivência com pessoas de mentalidade semelhante
                                                           

                                                              Ranulfo Vidigal – economista.

 


Mais...

  • 07/11/2017 »
  • 24/10/2017 »
  • 17/10/2017 »