17/05/2017 11:38:28 - Atualizado em 17/05/2017 11:39:01


A+ A-

O zelo de Mãe.

Celebra-se no próximo dia 13 o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Trata-se de recordar mais um ato expressivo do zelo de uma mãe pelos seus filhos. Quando adentramos, ainda que superficialmente, no mistério da maternidade, encontramos os mais nobre sentimentos e atitudes. Contudo, todos esses sentimentos se atualizam nas atitudes de zelo.

Zelar é um ato próprio de quem ama, é uma atitude expressiva do quanto a pessoa que é zelada é importante. Assim, olhando o coração da Mãe Maria, encontramos o coração de todas as mães. Coração dilatado pelo amor, tomado pelo desejo de fazer o melhor, mergulhado pelo querer estar perto, infligido pela incerteza do futuro e esperançoso de uma felicidade. Eis o palpitar do coração das mães que apenas pode ser narrado, mas não compreendido em sua plenitude. Este é o coração de Maria, este é o coração de todas as mães.

A mãe de Fatima, há cem anos, mostrou ao mundo seu olhar de amor, sua atitude de zelo, seu querer estar perto dos filhos, de acompanhá-los na jornada da vida. A mãe de Fatima nada mais fez do que revelar o que significa ser mãe e o que importa para tanto. Revelou o amor, mostrou a face resplandecente dos mais profundos sentimentos humanos, tornou visível aos filhos o Zelo que nunca foi ausente.

Realmente, adentrando no mistério da maternidade e experienciando a cada dia o zelo de uma mãe, nos faz sentido a dolorida questão de Carlos Drummond de Andrade, quando no seu poema Para Sempre, pergunta:” Por que Deus permite que  as mães vão-se embora?” Trata-se do desejo que reflete a necessidade  de todo ser humano: ter mãe. Ainda, o poema diz:” Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho”. A ternura dessas palavras nos remetem à mais genuína verdade: como é bom ter mãe. Contudo, ainda que a mãe esteja ausente neste mundo, ela nunca será uma ausência no coração, pois a fecundidade do amor de mãe consiste em fazer com que ela seja sempre presença a nos zelar. Assim, é a presença de Maria na vida de seus filhos, assim é presença de todas as mães nos nossos necessitados corações. 


Mais...