21/05/2017 12:14:32 - Atualizado em 21/05/2017 12:16:26


A+ A-

Astronomia e a sociedade

  Divulgação

Astronomia, basicamente, é a ciência que estuda o universo.

A astronomia é uma das ciências mais antigas da humanidade, desde quando antigos povos olhavam para o céu em uma linda noite escura, e perguntava o que eram aqueles pontos brilhantes, isso despertou um desejo imenso, para saber mais sobre tudo, e saber o sentido das coisas.

A astronomia trouxe diversos avanços ao ser humano, como contar os minutos, as horas, meses e anos que passam, as estrelas eram usados como forma de navegação, e a astronomia conseguiu explicar complexos acontecimentos, como os eclipses, as estações, e o surgimento da vida, como o clima atua na terra, as auroras boreais, entre muitos outros, esses temas são estudados detalhadamente por astrônomos.

Atualmente, a astronomia é um tipo de ciência, um tanto “esquecida”, as pessoas só procuram a astronomia, na hora de saber sobre algum acontecimento, seja um eclipse mundialmente comentado, ou sobre o fim do mundo, ou uma descoberta extremamente importante. Mas quando a astronomia está “parada”, seja por não ser mostrada na mídia, ou aparecer em alguma rede social, as pessoas não tem interesse em se aprofundar nessa arte, pois elas não acham interessante. Isso não é muito bom, pois uma ciência tão importante quanto à astronomia deveria receber muito mais atenção de todos.

Muitas pessoas acham que a astronomia é estudada apenas com equipamentos extremamente caros, ou fazendo complexos cálculos de física. Mas na realidade a astronomia pode ser estudada em qualquer lugar. Sem necessidade de um imenso conhecimento sobre a área, apenas realizando pequenos experimentos em casa, ou olhando as estrelas a olho nu, ou lendo livros, entre muitas outras coisas que podem ser feitas sem sair de casa.

O Clube de Astronomia Louis Cruls, atua principalmente em Campos dos Goytacazes, traz as incríveis experiências de como um verdadeiro cientista trabalha, para a população. Fazendo observações do céu em praças públicas e realizando eventos, como o IMAA (Encontro internacional de astronomia e astronáutica) que já trouxe muitos pesquisadores importantes e astronautas para a cidade.

Então se você quer se aventurar nesse incrível mundo cientifico, pesquise, leia, observe, estudo e se esforce, e assim você irá ver que tudo valeu a pena .

Luis Gabriel Castillo