04/06/2017 11:40:12 - Atualizado em 04/06/2017 11:42:07


A+ A-

Por que Plutão não é mais planeta?

Possivelmente você deve ter aprendido que Plutão era o nono planeta do Sistema Solar, mas em 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) decidiu tirá-lo da categoria de planeta, reclassificando-o como planeta anão. Isso pode até parecer um pouco confuso, mas não foi a primeira vez que aconteceu a um corpo celeste, outros corpos também já foram classificados como planetas e acabaram sendo rebaixados.

Antes da criação do telescópio, conheciam-se apenas os planetas visíveis a olho nu, mas a partir de sua criação foi possível descobrir outros corpos, incluindo dois novos planetas: Urano (1781) e Netuno (1846); mas entre suas descobertas, descobriu-se Ceres (1801), que logo foi classificado como planeta, logo em seguida foram descobertos Palas (1802), Juno (1804) e Vesta (1807), sendo todos considerados planetas, deixando o Sistema Solar com um total de onze planetas (lembrando que Netuno só seria descoberto décadas depois). Entretanto, à medida que o tempo se passava corpos semelhantes continuavam a serem encontrados, o que fez com que os astrônomos questionassem se Ceres, Palas, Juno e Vesta realmente se tratavam de planetas ou não, o que resultou na criação de uma nova categoria de astros, sendo os mesmos reclassificados como asteroides.

Agora podemos voltar ao caso de Plutão, descoberto em 1930, as primeiras estimativas mostravam que ele possuía um tamanho próximo ao de Netuno, mas com o tempo foi visto que ele era muito menor. No início dos anos 2000, corpos similares ao mesmo e localizados  em sua região do espaço foram descobertos, fazendo com que os astrônomos começassem a questionar se eles se tratavam de um planetas ou não, o que nos lembra um pouco do caso de Ceres, tendo o ápice da discussão surgido quando houve a descoberta de um corpo com tamanho semelhante ao de Plutão. Não convencida de chamá-los de planetas, a União Astronômica Internacional decidiu criar uma categoria para esses corpos, chamando-os de Planetas Anões, incluindo Plutão e Ceres, deixando o Sistema Solar com um total de oito planetas e cinco planetas anões, continuando assim até que outra categoria de astros seja criada.

 Ramon Silva Dantas

 


Mais...

  • 25/06/2017 »
  • 28/05/2017 »