30/01/2018 09:54:18 - Atualizado em 30/01/2018 09:57:36


A+ A-

Vitamina D

  Reprodução

Não rejeite 30 minutos do seu dia para se expor ao sol , lembre se saúde não compra, se conquista

A vitamina D foi reconhecida pela primeira vez por McCollum como componente do óleo de fígado de bacalhau que curava raquitismo (doença que causava enfraquecimento nos ósseos em crianças em deficiência da vitamina D). 

Com a propriedade de prevenir e curar o raquitismo, foram identificado 11 compostos com atividade de vitamina D. Esses compostos chamados de precursores estão presente nas frações esterol ( gordura) dos tecidos de animais, plantas e de humanos.

A forma humana do precursor é encontrada na camada epidérmica da pele, onde é convertida em pró-vitamina por irradiação ultravioleta. Dai sai à necessidade dos seres humanos tomar o banho de sol.

A vitamina D é um hormônio esteroide, ou seja, solúvel em meio de gordura (colesterol) cuja sua função consiste em regulação do cálcio através de interações com órgãos como: rins, intestino e paratireóide. 

Estudos hoje mostram que a vitamina D apresenta efeitos imunomoduladores sobre as células do sistema imunológico, sendo assim sua deficiência relaciona com varias doenças autoimune, como diabetes mellitos, esclerose múltipla , doença inflamatória intestinal, lúpus eritematoso, artrite reumatoide entre outras.

A vitamina D ingerida é incorporada em partículas de células intestinais e absorvida pelo sistema linfático com ajuda da bile, é  armazenada no fígado , pele, cérebro , ossos e outros tecidos.   

Sobe ação dos raios ultravioleta a vitamina D na pele inicia-se a transformação de sua forma ativa, porem alguns fatores podem interferir na ação dos raios ultravioletas, como: intensidade da radiação ultravioleta (que diminui com o aumento da latitude), a pigmentação da pele, o uso de protetor solar e tempo de exposição à luz solar.

Entre tanto sabe se que uso abusivo de protetor solar pode ser uns dos pilares da deficiência vitamina D, apesar de estamos vivendo cada dia mais sobe luz florescente e menos contato com sol,  resultando na população cada vez mais  doenças autoimune .

Não rejeite 30 minutos do seu dia para se expor ao sol , lembre se saúde não compra,  se conquista