20/06/2017 09:03:45 - Atualizado em 20/06/2017 09:11:54


A+ A-

Benefícios e malefícios do ovo de galinha

  Reprodução

O ovo já é visto há mais de 25 anos como um alimento rico em caloria e colesterol devido seus (225mg) por unidade de gema

Será mesmo que o ovo é tão ruim?

O ovo é um alimento rico em proteína de alto valor biológico, abundante em vitaminas do complexo B, A, E, K, e minerais; ferro, selênio, zinco compostos bioativos destacando luteína, zeaxantina e colina que é um grande componente do cérebro responsável pela visão. É considerado o segundo melhor alimento do mundo, perdendo apenas para leite materno. 

A população brasileira hoje tem consumo reduzido de ovos de galinha quando comparado a outros países, isto porque o ovo foi retirado do grupo de alimentos saudáveis e apontado como principal causador de doenças cardiovasculares, dislipidemias (colesterol plasmático aumentado) relacionada com aumento de gordura corporal.

O ovo já é visto há mais de 25 anos como um alimento rico em caloria e colesterol devido seus (225mg) por unidade de gema. O colesterol é produto de origem animal responsável pela estrutura das membranas celulares, síntese dos hormônios sexuais, vitaminas D, A e componente de ácido biliar. Vale ressaltar que a maior parte do colesterol é produzido pelo nosso fígado.

 Alguns estudos comprovaram que entre 1970 e 1995 nos Estados Unidos a redução do consumo dietético do ovo reduziu apenas 3% do colesterol plasmático. Isto significa que as doenças cardiovasculares não tinham relação direta com o consumo de ovos.

As mudanças do padrão alimentar podem favorecer o aumento e diminuição do colesterol plasmático.  Uma dieta habitual rica em colesterol pode predispor para as doenças cardiovasculares, associado ao estilo de vida sedentário e com histórico familiar de doenças cardiovasculares, diabetes, isquemias e cardiopatias.

Conclui-se que apontar o ovo como um alimento ruim é muito subjetivo visto que a técnica de preparo do ovo muda muito sua composição, principalmente porque a maioria da população só consome ovos fritos.
Tenha boas escolhas; faça boas culinárias com ovos e não desperdice o que há de melhor no alimento.