15/08/2017 11:46:20 - Atualizado em 15/08/2017 11:49:07


A+ A-

Usando limão sempre

  Reprodução

sta fruta pertence à família dos cítricos ácidos, cheia de vitamina C e de antioxidantes

A hidratação com água mineral está cada vez mais complicada para encaixar-se dentro dos padrões preconizados pela OMS: consumir cerca de 3 a 4 litros de água ao longo do dia. A realidade atualmente é outra! As pessoas estão consumindo cada vez menos, e se lembram de beber água no final do dia ou quando sede aperta.
A nutrição traz sempre artifícios para driblar a ausência de água, associando nutrientes fundamentais para a limpeza do nosso organismo mantendo a hidratação e emagrecimento.  Um desses artifícios é a associação de água mineral com limão. Esta fruta pertence à família dos cítricos ácidos, cheia de vitamina C e de antioxidantes. Vale ressaltar também que o limão é um potente agente alcalinizante, isto é, neutraliza o que está ácido. 

Muitas de nossas dietas são extremamente ácidas, porque os alimentos industrializados contêm muito pouco de alimentos alcalinos (frutas e hortaliças), com isso ficamos sempre mantendo um pH sanguíneo ácido, que na maioria das vezes é a chave fundamental para iniciar as diversas doenças crônicas.

No momento que consumimos o limão, já no primeiro contato com estômago, inicia-se o processo de alcalinização do nosso sangue, uma vez que o ácido cítrico do limão fresco transforma-se em citratos de cálcio, magnésio, ferro, entre outros sais minerais que são alcalinizantes dos líquidos corporais que são responsáveis pelo estado doentio de acidez.

O limão atua como um sistema de tamponamento (obstruir ou vedar) em conjunto com esses sais melhorando a viscosidade sanguínea e facilitando o processo natural de detoxificação. O poder do limão será melhor ainda se for consumido junto com alimentos saudáveis, isto é, usado numa dieta com variedades de frutas e hortaliças.

Além de todos os benefícios mencionados, o limão também favorece o aumento da produção de saliva, prepara o organismo para uma boa digestão das gorduras, proteínas e carboidratos, ajuda na eliminação de gases e no excesso de gorduras.  

Quando pensamos em emagrecimento é preciso harmonia metabólica com uma boa digestão, boa eliminação e detoxificação hepática. Isto só é possível num organismo bem hidratado e com bom equilíbrio de minerais, o que não é encontrado no organismo com excesso de gordura, pois água e gordura são incompatíveis.

Tudo isso é possível com um simples suco de limão e água mineral, sem adição de açucares. Se consumido em jejum, de imediato, inicia o processo de limpeza das toxinas e gorduras do organismo e o prepara para receber os demais nutrientes ao longo do dia.