19/05/2017 09:35:27 - Atualizado em 19/05/2017 09:37:07


A+ A-

Curiosidade dos nossos filhos

Lidar com a curiosidade das crianças é sempre desafiador para qualquer mãe. Como se não bastasse a fase dos porquês quando que nos deixa em várias "saias justas", a cada ano a curiosidade vai aumentando e acho que a grande quantidade de informação que eles recebem todos os dias tem contribuído para esse estimular ainda mais o lado descobridor deles. 

Mais que saber responder àquelas perguntinhas sobre a lua ou as estações, somos desafiados e reflexões cada vez mais intensas. A última pergunta de João Miguel - 11 anos - foi "porque precisamos pagar para ir ao médico? Não deveria ser de graça para todo mundo?" (Silêncio por um tempo.)

Você deve estar pensando que seria fácil responder essa pergunta, e foi. A resposta não era difícil, a reflexão que ela estava propondo era a pior parte. E não poderia correr dela, pois ali estava uma grande chance de estimular o senso crítico de uma criança. 

E é exatamente nesse ponto que muitas vezes erramos. Em não responder quando as crianças fazem perguntas simples e em não conversar quando o assunto exige mais de nós. 

Crianças confiam em seus pais e por isso se sentem confortáveis para fazer qualquer pergunta ou questionamento sobre a vida. Dar atenção a esse momento pode ser cansativo, mas é extremamente enriquecedor para eles e para a relação da família. 

Uma dica importante: se eles são pequenos, respondam só o que perguntaram, sem rodeios nem mentiras. Se já estão grandinhos e as perguntas já estão trazendo oportunidade de formar opinião, sente e converse! 

Leia mais em www.maeprasempre.com.br


Mais...

  • 11/08/2017 »