20/04/2017 09:45:21 - Atualizado em 20/04/2017 09:46:38


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Prebióticos e Probióticos

Você já deve ter ouvido falar de prebióticos e probióticos, mas sabe diferenciar e para que servem? Hoje vamos conhecer e aprender a diferenciá-los.

O intestino tem papel fundamental na manutenção do equilíbrio da nossa saúde e a cada dia se descobre mais a seu respeito. Nele existe milhões de bactérias que são responsáveis pelo seu bom funcionamento, porém com o desequilibro na alimentação muitas vezes elas entram em desequilíbrio e ficamos doentes, não apenas com diarreias ou constipação, mas também com obesidade, e até depressão. Por esse motivo os pré e probióticos tem sido cada vez mais utilizado para o equilíbrio e manutenção dessas bactérias.

Mas afinal o que são prebióticos e probióticos? Prebióticos são carboidratos que não são digeridos e que acabam por estimular a proliferação das bactérias boas, já os probióticos são microrganismos vivos que ajudam no equilíbrio e manutenção da microbiota intestinal. 

Os probióticos mais conhecidos são as bactérias pertencentes ao gênero Lactobacillus e Bifidobacterium. Algumas dessas cepas de bactérias são vendidas em farmácia e algumas no supermercado e até produzidas em casa; como exemplo das encontradas no supermercado e cultivadas em casa temos: Yakult, iogurte, kefir e kombucha.

Já para os prebióticos nada mais são que fibras não solúveis encontradas em alguns alimentos que estimulam seletivamente o crescimento e manutenção da microbiota. Como exemplo destacamos a farinha de banana verde e a biomassa de banana verde, que devido ao seu alto teor de amido resistente não é digerido, nem absorvido pelo organismo e ao fermentar serve de alimento para flora intestinal.

Você encontra a farinha de banana verde e a biomassa em loja de produtos naturais, ou você pode preparar sua própria biomassa, para isso você deve comprar a banana verde (bem verde), colocar na panela de pressão, cobrir com água e levar ao fogo. Quando iniciar a pressão marcar 8 minutos e desligar o fogo; deixe a pressão sair naturalmente. Descasque as bananas ainda bem quentes (não jogue as cascas fora, pique e faça um refogado para rechear pastel ou panquecas) e coloque a polpa no liquidificador ou processador para que vire uma pasta, caso seja necessário utilize um pouco da água do cozimento. Está pronta sua biomassa, ela dura 3 dias na geladeira e até 3 meses no congelador. Você pode usar a biomassa para preparar sopas, bolos, biscoitos, etc. 

Agora utilize sua criatividade e mande para nós uma receita sua utilizando um pré ou probiótico utilizando a #receitacompreouprobiotico e me marque no instagram @kakauduncan4.0 .
Até a próxima quinta!!!

Claudia Duncan


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