30/10/2017 16:22:14 - Atualizado em 30/10/2017 16:23:23


A+ A-

Medo de Agulha

 

Um dos maiores medos de quem vai ao consultório é, sem dúvidas, o da anestesia, na verdade da agulha. O submeter-se a picada da agulha ainda assusta e causa arrepios em muita “gente grande” por aí, mas já há muito existem técnicas e instrumentos para evitar o desconforto da agulhada e tornar mais confortável a experiência na cadeira do dentista.

Um aparelho para injeção computadorizada do anestésico já está disponível no Brasil há alguns anos e é capaz de tornar a anestesia menos dolorida, pela introdução da solução anestésica de forma contínua e com menor pressão. Também há os já velhos conhecidos anestésicos tópicos, a famosa pomadinha passada antes da picada da agulha, que reduzem a sensação desconfortável da agulhada. Além das técnicas de aplicação, que dependem da habilidade do profissional, para reduzir o desconforto do procedimento.

Outro temor é de que as soluções anestésicas provoquem algum efeito colateral. As substâncias anestésicas usadas pelos dentistas são extremamente seguras e seu uso profissional raramente provoca algum efeito indesejável. As doses são muito baixas, tanto das substâncias anestésicas como dos vasoconstrictores (substâncias usadas para aumentar a eficácia e o tempo de duração da anestesia, além de reduzir o sangramento local em alguns procedimentos) e sua aplicação não precisa ser motivo de medo por parte de pacientes e acompanhantes.

A melhor forma de encontrar conforto e reduzir o estresse envolvido em procedimentos odontológicos sempre será a de ser atendido por um cirurgião-dentista em quem você confie, que te acolha e compreenda suas necessidades. Quer sorrir sem medo? Consulte com um cirurgião-dentista de sua confiança!


Mais...

  • 03/10/2017 »
  • 25/09/2017 »
  • 12/09/2017 »
  • 04/09/2017 »