07/08/2017 10:16:30 - Atualizado em 07/08/2017 10:18:22


A+ A-

Dente do Siso

  Reprodução

Dentes inclusos também tem grande potencial para o desenvolvimento de cistos que podem atingir grandes volumes.

O dente do siso, dente do juízo, é assim chamado por seu surgimento na boca já em idade mais avançada em relação aos demais. Com grande variabilidade de forma, algumas vezes sequer existindo, acaba por ser responsabilizado por uma série de problemas e, com certa frequência, tem sua remoção indicada pelos profissionais.

Dentre os problemas mais comuns, temos a impacção desses dentes, a falta de espaço para que os mesmos nasçam de forma completa. Em tais ocasiões a indicação de remoção previne a lesão aos dentes vizinhos e outro problema bastante sério, a pericoronarite.

A pericoronarite é a inflamação da gengiva que recobre o siso que nasceu parcialmente. Acúmulos de resíduos que ficam cobertos pelo capuz gengival favorecem o crescimento de bactérias e isso leva a uma infecção que, atingindo variados graus de gravidade, causa grande dor e incapacidade. Caso em que se acaba por ter que medicar o paciente para, após a melhora do quadro inicial, remover o dente.

Dentes inclusos também tem grande potencial para o desenvolvimento de cistos que podem atingir grandes volumes. Há casos de cistos odontogênicos, associados a dentes inclusos, de difícil tratamento por envolverem regiões mais críticas ou grandes extensões dos ossos da face.

A visita periódica ao cirurgião-dentista é a melhor forma de se prevenir dos diversos problemas que podem surgir envolvendo a saúde bucal.

Na próxima consulta informe-se sobre seus dentes do siso e sobre a necessidade, ou não, de os remover.

 


Mais...

  • 31/07/2017 »
  • 24/07/2017 »
  • 17/07/2017 »
  • 10/07/2017 »