20/04/2017 11:05:34 - Atualizado  em 20/04/2017 11:11:59

A+ A-

Comércio pode funcionar no feriado de Tiradentes

  Ururau

Sindicato esclarece que alguns lojistas não preferem abrir no feriado

O comércio de Campos pode funcionar nesta sexta-feira (21/04), feriado de Tiradentes. A informação é do vice-presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Campos, Paulo Roberto Alves. No entanto, Alves adiantou que alguns lojistas preferem não abrir as portas em função da queda do fluxo de comerciantes, principalmente na área central.

O vice-presidente explicou que os lojistas que abrirem os estabelecimentos neste feriado deverão cumprir o que foi acordado na Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017, assinado entre o Sindicato dos Empregados e o Sindicato Patronal. O acordo também é válido para os lojistas que possuem estabelecimentos em shoppings.

“Segundo a cláusula sétima do acordo, a carga horária dos comerciários nos feriados e domingos é de seis horas e intervalo de 15 minutos para lanche, que deve ser pago pelo empregado”, explicou Alves, informando que os lojistas que abrirem nos feriados e domingos devem ir ao sindicato para homologação.

Segundo Alves, a cláusula sétima informa ainda que  nenhum empregado poderá ser punido, receber advertência ou suspensão, por não concordar com o trabalho nos feriados, desde que não esteja previsto este tipo de jornada de trabalho em seus contratos de trabalho. O vice

Com relação às agências bancárias, o presidente do Sindicato dos Bancários, Hugo Diniz, informou que todas encerrarão o expediente às 16h desta quinta-feira (20/04) e voltam a funcionar na segunda-feira (24/04). Com relação às contas que vencem durante o feriado, Diniz alertou que as mesmas podem ser pagas na segunda no caixa ou em terminais eletrônicos sem juros ou multa. “Mas quem poder efetuar os pagamentos nos terminais eletrônicos, pode fazer, haja vista que todos estarão funcionando durante o feriado”, disse.

 

Reportagem: Ururau


Fonte