31/01/2017 08:44:27 - Atualizado  em 31/01/2017 08:57:15

A+ A-

Colegiado Acadêmico decide manter calendário da Uenf

  Divulgação

Em nota divulgada em 24/01, o reinício das aulas foi transferido para 06/02

Em reunião extraordinária na tarde desta segunda-feira, 30/01/17, o Colegiado Acadêmico da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) decidiu manter o calendário acadêmico em vigência, com o início do segundo semestre de 2016 a partir da próxima segunda-feira (06/02), e o início do primeiro semestre de 2017 a partir de julho. Para evitar a evasão de estudantes, ficou estabelecido que serão oferecidas, já a partir de março, atividades acadêmicas aos que vão ingressar na Uenf em 2017. A proposta será discutida em reunião extraordinária do Conselho Universitário da universidade nesta terça-feira (31/01), às 15h, no Centro de Convenções, aberta a toda a comunidade.

As atividades poderão incluir desde seminários e palestras ate a oferta de disciplinas. Ainda que o primeiro semestre de 2017 só se inicie em julho, os estudantes que cursassem tais disciplinas teriam seus créditos aproveitados futuramente. O Colegiado Acadêmico criou uma comissão para estudar esta possibilidade, com representantes de todos os centros da Uenf, presidida pela professora Ana Okorokova, do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB).

Ao abrir a reunião, o reitor Luis Passoni ressaltou que em 2016 o primeiro semestre teve início no meio do ano, tendo sido registrada uma evasão de aproximadamente 50% dos calouros. A outra proposta colocada em votação foi a de iniciar concomitantemente o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017 a partir de março. Esta proposta, no entanto, não foi considerada viável pelas Câmaras de Graduação e Pós-Graduação.

"Já fizemos duas reuniões na Câmara de Graduação para discutir isso e chegamos à conclusão de que  não há possibilidade de concomitância dos semestres. Não temos estrutura física nem professores suficientes, especialmente nas disciplinas básicas ofertadas pela maior parte dos cursos de graduação", disse a pró-reitora de Graduação, Marina Suzuki.

Pelo calendário, o segundo semestre de 2016 teria início em 30/01/17, mas a Reitoria decidiu prorrogar em uma semana para que o assunto pudesse ser discutido pelos colegiados competentes da universidade. Em nota divulgada em 24/01, o reinício das aulas foi transferido para 06/02.

Além do retardamento do calendário de 2017, o reitor salientou que a Uenf passa ainda por outros problemas, como a falta de segurança e o fechamento do Restaurante Universitário. Ele informou que, após a suspensão do serviço de segurança pela empresa contratada, devido à falta de pagamento pelo Governo do Estado, a Uenf tentou fazer outra licitação, mas não houve interessados. Já a empresa que servia o Restaurante Universitário desistiu de renovar o contrato, alegando baixo valor das refeições. A empresa que faz os serviços de limpeza e jardinagem ainda continua a oferecer o serviço, mas já avisou que não tem como continuar por mais tempo sem receber o pagamento.


Fonte Ascom