03/01/2017 17:00:47 - Postado  em 03/01/2017 17:16:01

A+ A-

Desfile beneficente em prol do Asilo Nossa Senhora do Carmo

  Ururau/Arquivo

Asilo, que atende a 67 idosos (convidados especiais do evento), completou 112 anos de fundação e serviços prestados à sociedade campista

A solidariedade vai brilhar na passarela com o desfile "Campos Solidária", evento em benefício ao Asilo Nossa Senhora do Carmo, marcado para o dia 10 de janeiro deste ano, às 19h, na sede da instituição. As doações, no valor de R$ 25, serão premiadas com um convite para o desfile de moda alto verão de dez marcas da cidade. Idealizada pelo promotor cultural Victor Hugo Amaral, com produção assinada por Aluizio Nogueira Jr., a ação contará com 27 modelos e mais 20 profissionais nos bastidores. 

A instituição, que atende a 67 idosos (convidados especiais do evento), completou 112 anos de fundação e serviços prestados à sociedade campista.  A intenção do desfile é atrair mais olhares para seu cotidiano, como acontece com as atividades realizadas anualmente pelo asilo, como o já tradicional Arraiá, o Churrascão e a Feijoada.

De acordo com o presidente da Associação Mantenedora da Instituição, André Araújo, a principal fonte de renda do Asilo foi, durante anos, o aluguel de suas instalações. Os suntuosos salões do andar superior serviram de palco para inúmeras recepções, festas de casamento, aniversários e batizados. No andar de baixo viviam os idosos, mantidos no local quase integralmente graças à renda proveniente desse aluguel. O Asilo, que foi construído no início do século XIX, funciona no Solar de Santo Antônio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1946.

Mas, em 1993, Campos perdeu um de seus melhores locais para festas e os idosos perderam sua moradia quando, devido a problemas com a estrutura do prédio, o Solar foi interditado pelo Iphan e pela Defesa Civil. Sem local para onde transferir os idosos, os administradores do Asilo se viram obrigados a levantar ao lado do Casarão uma construção que deveria servir como abrigo temporário até que a reforma terminasse.

Como a sonhada reforma nunca começou, desde então, o prédio histórico segue se deteriorando, tomado pela umidade e uma infestação de cupins que ameaça as vigas da estrutura de madeira. Os mesmos problemas também afetam o prédio anexo onde os vivem os idosos. Com a perda de sua principal fonte de renda – o aluguel dos salões - a Associação Mantenedora não tem condições financeiras para arcar com a reforma.

Foi sensibilizado com a situação dos idosos que Victor teve a ideia do desfile. "Há mais de um ano, durante uma visita para fazer uma doação, falei que trabalhava com eventos, desfiles, e não sei por que, algo maior me direcionou a falar: - Quero e vou fazer um desfile aqui!", comentou o promotor.

Decidido, Victor foi em busca de parceiros. "Em conversa com amigos que trabalham na área de Marketing, Fashion e Entretenimento, em especial o Aluizio Nogueira Jr., que abraçou a causa com unhas e dentes, fomos lá ao Asilo, entramos em contato com o André Araujo, atual gestor, e levamos novamente a ideia do desfile. Ele a recebeu de braços abertos. Desde já quero pedir o apoio de toda a população campista para este que, de um "desfilezinho" se tornou um projeto de ação social com tamanha responsabilidade, e que se Deus quiser, futuramente faremos em outras instituições", convoca.

O Asilo Nossa Senhora do Carmo fica na Avenida 28 de Março, no Parque Tarcísio Miranda. O telefone de contato é (22) 2731-0779. A instituição oferecerá espaço para estacionamento, com entrada pela Avenida Dr. Arthur Bernardes, no valor de R$ 5 por veículo. Mais informações: http://www.facebook.com/campossolidaria.


Fonte Redação/Ascom