11/01/2018 15:38:16 - Atualizado  em 11/01/2018 15:43:06

A+ A-

Pré-matrícula da rede municipal termina nesta sexta-feira

  Antônio Cruz-Supcom

Até o momento, mais de cinco mil pessoas já procuraram as secretarias das unidades, que estão funcionando em período integral

Termina nesta sexta-feira (12/01) o período de pré-matrícula da rede municipal de ensino. Os interessados em disputar vaga em uma das 239 unidades devem ir à escola ou creche pretendida com toda documentação necessária e com uma listagem de outras três instituições de ensino de preferência. Até o momento, mais de cinco mil pessoas já procuraram as secretarias das unidades, que estão funcionando em período integral, nesta semana, para a realização da pré-matrícula: das 8h às 17h pra escolas que atendem dois turnos e de 8h às 19h, nas escolas que funcionam em três turnos.

A efetivação da matrícula dos alocados será de 24 a 31 de janeiro. Até este mesmo período será divulgada a listagem dos encaminhamentos e transferências. O resultado de todo o processo será publicado na unidade escolar em que o candidato se inscreveu. As aulas terão início no dia 1º de fevereiro. Para este ano letivo a secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece) implementou um novo sistema de matrícula, que conta com maior número de informações dos estudantes e seus responsáveis, além de um sistema de enfileiramento, no qual os cadastros são ordenados por critérios sócio-econômicos. Os mesmos critérios serão utilizados para fim de desempate.

"Além da documentação, a lista das outras três unidades escolares de preferência é primordial, pois, caso uma das unidades escolhidas não possa atender, o aluno será alocado em outra da lista ou na mais próxima. Os critérios utilizados visam priorizar àqueles que, diante de uma perspectiva de justiça social e política pública de qualidade, realmente precisam da vaga na rede municipal", destaca a gerente de Matrícula da Smece, Tereza de Cássia Daibes Glória.

A portaria nº 22/2017 da Smece com as considerações, critérios e documentos necessários foi publicada no Diário Oficial do município em 06/10/2017 (AQUI) , entretanto, os prazos foram alterados, vigorando os fixados em publicações posteriores. Entre a documentação e informações exigidas para candidatos ao Ensino Fundamental estão: certidão de nascimento, CPF, RG do candidato e do responsável legal; informação a respeito da necessidade educativa especial, se houver, constante em laudo médico; rede de Ensino de origem; endereço completo e telefone; se o candidato possui irmão (s) em unidade da rede municipal, a qual deseja ingressar, discriminando-a; três opções de unidades escolares distintas.

Para se candidatar às vagas nas creches as informações e os documentos necessários são: Nome completo do candidato à vaga e do responsável legal; Número do CPF do candidato à vaga; Número de Identificação Social no Cartão Cidadão (NIS); Dados constantes na Certidão de Nascimento e no comprovante de residência; Número do Cartão Nacional de Saúde (CNS - Cartão do SUS); Registro Sanguíneo; Número de telefone fixo e/ou móvel; Indicação de até três opções de creches.

Reportagem: Redação/Supcom


Fonte