14/11/2017 15:09:33 - Atualizado  em 14/11/2017 15:15:09

A+ A-

Vereadores de SJB solicitam transporte para estudantes

  Reprodução-Ana Carol Lopes

Foi solicitado para que o município coloque um micro ônibus ou van para transportar os alunos do 5º Distrito

Na sessão desta terça-feira (14/11), a Câmara de São João da Barra aprovou dois requerimentos voltados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O primeiro foi solicitado pelo vereador Franquis Arêas (PR), para que o município coloque um micro ônibus ou van para transportar os alunos do 5º Distrito que estudam no Instituto Federal Fluminense (IFF) da sede. “O IFF chegou a colocar uma van à disposição dos alunos durante dois meses, mas não teve condições de mantê-la, e os alunos estão correndo o risco de repetir de ano por falta do transporte público”, observou.
 
O vereador Elísio Rodrigues (PDT) também pleiteou transporte escolar, só que para o 6º Distrito. “Barcelos este ano está sem o ônibus escolar (ano passado tinha dois) para transportar os alunos que estudam na Escola Elísio Magalhães e na creche municipal e esse transporte é muito importante”, disse Elísio.  
 
Acessibilidade – O presidente da Casa, Aluizio Siqueira (PP), fez três requerimentos: implantação de um projeto para a construção e reforma de calçadas com acessibilidade em todo o município; revisão geral das passarelas de acessibilidade na Avenida Atlântica (Atafona/Grussaí) em direção ao mar, assim como a reforma e a restruturação dos quiosques de apoio às passarelas. Em conjunto com Carlos Alberto Alves Maia (Caputi/PTN), Aluizio solicitou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a limpeza da areia que invadiu as passarelas, formando dunas.
 
Para Grussaí, o vereador Gerson da Silva Crispim (Gersinho/SD) fez duas solicitações: colocação de refletores na quadra de futevôlei do Polo Gastronômico e obras de calçamento, urbanização e saneamento básico na Rua Manoel Carlos Ferreira Machado.

O vereador Alex Firme (PP) propôs a urbanização do bairro Porto Seguro (sede) e a aquisição de bicicletas e notebooks para uso dos agentes comunitários de saúde, incluindo a compra de ambulâncias para as unidades de saúde.

Obras e reformas – Ronaldo Gomes (PROS) requereu a colocação de quebra-molas na estrada existente em frente ao Sítio Mima, em Atafona. Sônia Pereira (Soninha/PT) propôs a implantação de rede de esgotos, calçamento e urbanização nas ruas do Bairro Solar do Maranhão, na sede. Eziel Pedro da Silva (PMDB) fez duas indicações: construção de uma ciclovia do IFF até a Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa e obras de saneamento básico, calçamento e construção de galerias pluviais nas ruas dos bairros de Nossa Senhora Aparecida, Telê Santana e demais ruas do outro lado da lagoa de Grussaí.  Elísio pediu a reforma completa das praças de Barcelos e Roças Velha. Franquis indicou serviços de saneamento básico e asfaltamento da Rua Manoel Francisco de Almeida, na Praia do Açu, até o ponto final do ônibus.
 
O plenário também aprovou dois projetos de lei de autoria do Executivo: o 050/17, que autoriza o município a receber em doação, bem imóvel para fins de implantação de logradouros públicos e o 051/17, que cria a Coordenadoria de Juventude Municipal em São João da Barra.

Reportagem: Redação/Ascom


Fonte