03/09/2017 15:47:30 - Atualizado  em 03/09/2017 15:57:12

A+ A-

CCZ imunizou 1469 animais em 9 localidades neste sábado

  Reprodução-Supcom

Foram vacinados 1130 cães e 339 gatos contra a raiva nas localidades de Chave do Paraíso, Murundu, Palmares, Santa Bárbara, Mata da Cruz, Posse do Meio, Espírito Santinho, Santa Maria e Santo Eduardo

Neste sábado (03/09), as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estiveram trabalhando nas localidades de Chave do Paraíso, Murundu, Palmares, Santa Bárbara, Mata da Cruz, Posse do Meio, Espírito Santinho, Santa Maria e Santo Eduardo, para vacinar cães e gatos contra a raiva. No total, 1469 animais foram vacinados, 1130 cães e 339 gatos, conforme a expectativa das equipes. Além de funcionários do CCZ, o trabalho contou com a atuação voluntária de alunos do curso de Veterinária da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). 

Desde o início da campanha, há dois meses, cerca de 20 mil cães e gatos já foram vacinados. Segundo a médica veterinária Francimara de Araújo, responsável pela campanha de vacinação antirrábica, o resultado foi muito positivo. 

"Há dois anos, uma campanha de vacinação contra a raiva animal em cães e gatos não era realizada em Campos e população compreende o trabalho, mostrando interesse em cuidar dos seus animais de estimação. A vacinação nas nove localidades foi satisfatória em relação ao número de animais vacinados e quanto a participação da população também. Teremos um intervalo nas ações por causa do feriado, mas no próximo dia 16 retornaremos na região de Travessão. Vale destacar ainda que o “Dia D” de vacinação na área urbana será somente em 7 de outubro e que estaremos divulgando os locais de vacinação nos próximos dias", afirmou a médica veterinária, que ressaltou ainda que não é recomendável a aplicação da vacina em animais que estiverem doentes e fêmeas que estejam esperando filhotes e que estiverem amamentando. 

As equipes do CCZ já percorreram dezenas de localidades, como: Pernambuca, do Imbé, Tapera, Ibitioca, Lagoa de Cima, Dores de Macabu, Guandu, Vila de Palha, Morro do Coco, São Luiz de Mutuca, Ponto de Coqueiros, Mussurepe, São Bento, Cazumbá, Santo Amaro, Boa Vista, Vila do Sol, Rádio Velho, Praça da Rodoviária de Farol de São Thomé, Caboio, São Martinho, Retiro, Canal das Flechas, Tócos, Coqueiro de Tócos, Caxias de Tócos, Brejo Grande, Mundéus, Caxeta, Santana, Balança Rangel, Matutu, Caxias e outros. 

Reportagem: Redação/Supcom


Fonte