16/06/2017 10:57:24 - Postado  em 16/06/2017 11:02:17

A+ A-

Inscrições para Seminário de Combate ao Trabalho Infantil

  Ururau

O evento será realizado na Câmara

Estão abertas as inscrições para o IV Seminário de Combate ao Trabalho Infantil, que será realizado no dia 23 de junho, entre 12h30 e 17h, com o tema "A Exploração da mão de obra de crianças e adolescentes nas Cadeias Produtivas”. O seminário será realizado na Câmara Municipal de Campos, na Avenida Alberto Torres, 334, Centro.

Os interessados deverão encaminhar suas inscrições através do e-mail: dpse.smdhs@campos.rj.gov.br, contendo nome, telefone e nome da instituição da qual faz parte. O evento está sendo realizado pela Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS).

A partir das 12h30, começa o credenciamento e, às 13h30, haverá a solenidade de abertura. Às 14h, a advogada e comissária aposentada da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Campos, Nívea Ferreira Fraga, vai ministrar palestra com o tema “O trabalho infantil nas cadeias produtivas”.  Às 15h, será a vez do advogado trabalhista, pós graduado em Direito do Trabalho, Fauze Jassus, falar sobre o tema “Trabalho Infantil não é brincadeira de criança: mitos e verdades”.

As demandas de trabalho infantil em Campos são acompanhadas pelo Departamento de Proteção Social Especial, dentro da Média Complexidade e pela equipe técnica de abordagem dos Creas. A coordenadora do Peti, Bianca Firmino, explica que o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil é desenvolvido a partir de cinco eixos: “Informação e Mobilização, Identificação, Proteção Social, Defesa e Responsabilização e Monitoramento”.

“De acordo com dados dos últimos 24 meses registrados a partir do CAD-Único, foram 99 crianças e adolescentes de Campos em trabalho infantil, mas há muitos casos que ainda estão sendo identificados. Por isso, a gente pede que as pessoas façam as denúncias para que possamos saber quais são os reais dados de Campos”, informa a coordenadora, Bianca Firmino.

CONSCIENTIZAÇÃO 

No dia 12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – foi realizada uma ação de conscientização com o objetivo de reforçar a campanha do ano passado, lançada pelo governo federal, reforçando a proteção à criança e ao adolescente. O tema da campanha é o mesmo do seminário “A Exploração da mão de obra de crianças e adolescentes nas Cadeias Produtivas”.  “O objetivo é conscientizar a população sobre as diferentes formas de trabalho infantil que, muitas vezes, inicia-se dentro da própria casa com tarefas domésticas”, finalizou Bianca.

 


Fonte Supcom