13/06/2017 17:19:09 - Postado  em 13/06/2017 21:33:47

A+ A-

Modelo com microcefalia participa de evento motivacional em São Fidélis

  Reprodução Facebook/Roberto Joia-Ascom

Ana Victória Lima esteve no Colégio Estadual de São Fidélis

Uma menina especial que está ganhando fama por sua história de superação e auto-estima está despertando atenção por onde passa. A Ana Victória Lima, de 17 anos, portadora de microcefalia, veio a São Fidélis nesta terça-feira (13/06), às 10h, no Colégio Estadual de São Fidélis. A convite da Prefeitura de São Fidélis, sua mãe, Viviane Lima, trouxe seu depoimento a fim de incentivar mães de crianças portadoras de neuropatias, profissionais de Saúde e de Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs).

Viviane tinha apenas 18 anos quando descobriu o diagnóstico do bebê ainda na gestação. Ainda não se sabia muito sobre o assunto. Hoje, tem três meninas. As duas maiores possuem a neuropatia. Um médico chegou a dizer que a criança não andaria nem falaria. Ela teve fé de um destino diferente. E é o que hoje acontece.

Ana Vitória foi convidada por uma agência de modelos de Manaus a participar de um desfile onde crianças especiais seriam o centro das atenções. A garota surpreendeu e o que não passaria de um evento está se tornando profissão. “Fico muito feliz porque ela se sente perfeita e bonita. Não há nada melhor que isso”, disse a mãe.

Viviane acaba de chegar de Brasília, onde se encontrou com deputados pra manifestar-se contra a autorização do aborto quando o feto é diagnosticado com a neuropatia, em ultrassonografia. “Minha filha se sente bonita e perfeita e ela é”, garantiu a mãe que é Secretária da Pessoa com Deficiência pelo estado do Amazonas, dentro do Partido Solidariedade (SD).

As meninas mudaram a vida de Viviane. “Não sou a pessoa quem eu era. Vivo para elas. Hoje tenho um grupo chamado Mães de Anjos Unidas, com 1.200 membros que procuram trocar informações e defender outras mães na mesma situação nossa. Encontro com elas permanentemente. Estou sempre viajando e a nossa história contada, através de matérias, em oito países com este tema. Semana passada estava em juazeiro do Norte. Depois fui ao Rio me encontrar com outras mães e passar minha experiência”, contou.

Espaço da Criança - “Temos um trabalho voltado para crianças com neuropatias. Elas vão ganhar, em breve, o Espaço da Criança, com equipamentos adequados e uma equipe multiprofissional, com fisioterapia e terapia ocupacional”, disse a secretária de Saúde, Bruna Araújo Siqueira. São Fidélis tem hoje 5 meninas com microcefalia.

Líder do governo na Câmara, o vereador Oberlan Plouvier elogiou o trabalho da secretaria de Saúde e garantiu que todos os vereadores estão abertos às boas iniciativas, pois elas contribuirão para o município. O vereador Marcelinho afirmou que crianças são bênçãos e precisam ser amparadas. “Projetos que as protegem devem ser ampliados”, afirmo.

Representando o prefeito Amarildo Alcântara, a primeira-dama Lia Márcia, também secretária de Educação, parabenizou as mães: “Vocês não possuem filhos especiais por acaso. Deus abençoa a cada um que cumpre sua missão”.  Os vereadores Igor Porto e John também prestigiaram o evento.


Fonte Ascom