19/06/2017 12:34:23 - Atualizado  em 19/06/2017 14:03:53

A+ A-

Abaixo assinado para obra emergencial no Pontal de Atafona

  Patricia Mattos

O mar está avançando rapidamente e colocando em risco a população local

Um abaixo assinado visando sensibilizar as autoridades federais sobre o avanço do mar em Atafona foi lançado neste sábado (17/06). O movimento tem apoio da Prefeitura de São João da Barra, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, do SOS Atafona, do Atafona Resiste, pescadores, moradores. A assinatura pode ser feita através do site http://www.sjb.rj.gov.br

O documento será enviado aos governos Federal e do Estado e autoridades responsáveis pela costa brasileira, em caráter de extrema urgência, para que visitem o local e comprovem a necessidade de obras emergenciais de contenção do mar no distrito de Atafona e na localidade de Barra do Açu.

O mar está avançando rapidamente e colocando em risco a população local, bem como aqueles que por lá transitam, destruindo casas, comércios, bem como afetando o patrimônio turístico, histórico-cultural do Município Sanjoanense, além de danos ambientais à fauna e a flora local.

A  meta é atingir, pelo menos, 20 mil assinaturas para que o documento seja enviado aos Ministérios das Cidades, da Integração Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Com a iniciativa, o poder público municipal e a sociedade esperam sensibilizar as autoridades competentes para uma análise emergencial e que medidas sejam tomadas para solucionar de forma definitiva a situação, se estendendo à praia do Açu, aonde o avanço também vem acontecendo de forma recorrente.

O avanço do mar em Atafona, litoral de São João da Barra – que há décadas vem deixando um rastro destruição – voltou a se intensificar nesses primeiros meses de 2017.


Fonte Redação/Ascom