14/01/2016 17:44:45 - Postado  em 14/01/2016 19:03:46

A+ A-

Comércio de Campos aberto no feriado de Santo Amaro

  Ururau/Arquivo

Abertura nos feriados está prevista na convenção coletiva do sindicato, que prevê compensação dos comerciários em folgas

O comércio de Campos estará funcionando normalmente nesta sexta-feira (15/01), feriado municipal pelo Dia de Santo Amaro – Padroeiro da Baixada. Há possibilidade ainda que o horário de atendimento seja em dois turnos: de 9h às 15h e de 15h às 21h, segundo informou o presidente da Associação dos Comercias da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa), Eduardo Chacur.

A medida visa amenizar o impacto que os feriados geram em cima da economia, o que agrava ainda mais diante de uma crise econômica sem precedentes na história do país.

“Foi feito um acordo entre o Sindicato dos Empregados do Comércio e o Sindicato do Comércio Varejista de que as lojas podem abrir desde que sejam cumpridas as normas presentes no acordo, que é de seis horas trabalhadas. Acontece que, nem todas as lojas irão abrir, porque amanhã, por ser feriadão e verão, as pessoas irão aproveitar para viajar”, informou Chacur. A abertura nos feriados está prevista na convenção coletiva do sindicato, que prevê compensação dos comerciários em folgas.

O cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos no ano de 2016 foi divulgado oficialmente no último dia 04 pelo governo federal, por meio da portaria n° 630. Ao todo, serão nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos. Nesta conta entram os feriados estaduais e municipais. Em Campos, o cálculo chegará a 16 feriados, o que preocupa o comércio, já que oito feriados nacionais vão cair em dias de semana e três serão às quartas-feiras.

“O governo, tanto público, quanto estadual e federal, precisa entender que os feriados prejudicam a economia do país. E o prejuízo não é só no setor comercial é para toda esfera trabalhista e também para o governo, que perde muito com os feriados, porque o dinheiro deixa de circular”, avaliou Chacur. 


Fonte Ururau