14/06/2017 12:19:21 - Postado  em 14/06/2017 12:23:18

A+ A-

Diocese realiza solenidade religiosa de Corpus Christi

  Ururau

Procissão e missa campal

A Diocese de Campos promove nesta quinta-feira (15/06) um dos maiores eventos do calendário religioso da cidade: a solenidade de Corpus Christi, que reunirá milhares de fiéis nas homenagens a Cristo Eucarístico pelas ruas centrais do município.

Os festejos do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo começam às 16h, com uma grande procissão que sairá do Santuário Diocesano de Adoração (antiga Igreja do Rosário), situado em frente à Praça Tiradentes, na Rua Carlos de Lacerda, e segue até a Praça São Salvador, onde acontecerá a Santa Missa Solene campal, a ser presidida pelo bispo Dom Roberto Ferrería Paz.

O itinerário programado conta com a seguinte sequência: Santuário de Adoração, Rua Carlos de Lacerda, Beira Rio, Praça São Salvador (lateral do Central Plaza Shopping), Avenida Alberto Torres, Rua Barão de Miracema (quando ocorre a primeira parada para a benção do Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência), Rua Formosa (onde acontece a segunda interrupção em frente ao Colégio Eucarístico), Beira Valão, Avenida XV de Novembro, e finalmente, Praça São Salvador.

O percurso conclui-se em frente à Catedral, por volta das 19 horas, e em seguida celebra-se a Santa Missa. Todo esse caminho por onde o Senhor irá passar será preparado previamente por pessoas comuns reunidas através de grupos, movimentos, pastorais, e até mesmo escolas, empenhadas na confecção dos tradicionais tapetes, que chamam a atenção pela beleza dos desenhos relacionados à simbologia católica.

Com a tríade Fé, Sustentabilidade e Voluntariado, essa será a XLVIII (48.a.) Edição de Tapetes Sustentáveis de Campos e o IV Circuito Corpus Christi de Tapetes Sustentáveis da Região Costa Doce, que por sua vez, reunirá cinco dos municípios integrantes da Diocese na elaboração do maior tapete de material orgânico do planeta. Os municípios participantes deste recorde mundial serão de Campos, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra.

Para o padre Lenilson Alves dos Santos, vigário da Paróquia São Gonçalo, em Goitacazes, a festividade de Corpus Christi “é uma homenagem de mais sagrado na Terra, que é a presença real do Senhor, lembrando o grande milagre feito por Ele na última ceia, transformando o pão em seu próprio corpo e o vinho em seu próprio sangue”, disse.

Segundo o Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan, “na primeira quinta-feira livre depois do tempo pascal, a Igreja festeja com toda a solenidade, com Missa e procissão solenes, Jesus Cristo, vivo e ressuscitado, presente sob as espécies de pão e vinho, na Hóstia Consagrada. Nesta solenidade do Corpo de Deus, a Igreja do Brasil, através da sua Conferência Episcopal, convoca a todos para uma jornada de oração por nossa pátria, uma oportunidade para que os cristãos prestem esse serviço ao país nesse momento de tantas incertezas, corrupção e injustiças”, destacou.

 


Fonte Redação/Ascom/Costa Doce Convention Visitor Bureau