12/06/2017 17:40:09 - Atualizado  em 12/06/2017 18:00:24

A+ A-

Câmara convoca Josiane Morumbi para vaga de Vinícius Madureira

  Reprodução/Facebook

Morumbi, assim como outros três suplentes, assumiu a cadeira na Casa de Leis no dia 03 de maio no lugar dos vereadores afastados na Chequinho

A suplente Josiane Morumbi (PRP) foi convocada pelo presidente da Câmara de Campos, Marcos Welber, o Marcão (Rede), para a vaga do vereador Vinicius Madureira (PRP). O ato executivo da convocação de Josiane foi publicado nesta segunda-feira (12/06). No último dia 06, Marcão foi notificado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) acerca do julgamento que negou provimento ao recurso interposto por Madureira, que manteve a cassação do diploma e inelegibilidade pelo período de oito anos, a contar do pleito 2016, do vereador.

Madureira ainda pode recorrer ao TSE contra a condenação, mas fora do cargo. Para voltar à Câmara enquanto recorre, somente com autorização do Tribunal em Brasília.

O julgamento no TRE/RJ aconteceu na sessão de 5 de abril, tendo a Corte mantido as sanções impostas pelo juiz de primeira instância Eron Simas dos Santos, titular na 76ª Zona Eleitoral, pela cassação do diploma e inelegibilidade por oito anos a contar do pleito de 2016. Já no dia 29 de maio o plenário do TRE/RJ negou provimento aos Embargos de Declaração apostos por Madureira.

Tais sanções foram impostas a Madureira por ser réu em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) originária da "Operação Chequinho", que investiga a utilização do programa social Cheque Cidadão para comprar votos na última eleição municipal.

RETORNO
Morumbi, assim como outros três suplentes, assumiu a cadeira na Casa de Leis no dia 03 de maio no lugar dos vereadores afastados por envolvimento no "escandaloso esquema” do Cheque Cidadão em troca de votos: Thiago Ferrugem (PR), Jorge Magal (PR), Vinicius Madureira (PRP) e Roberto Pinto (PTC). 

Menos de 20 dias após a posse, através do Ato Executivo 006/2017, o presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Marcus Welber Gomes da Silva, o Marcão (Rede), revolveu restituir o exercício dos mandatos eletivos de Thiago Ferrugem (PR), Vinícius Madureira (PRP), Jorge Magal (PSD) e Roberto Pinto (PTC). 

 

Reportagem: Redação


Fonte