20/01/2018 09:52:24 - Atualizado  em 20/01/2018 09:55:39

A+ A-

Salva-vidas atuam em diversos pontos do litoral sanjoanense

  Divulgação-Ascom

O contato com a Defesa Civil de São João da Barra, em caso de emergência, pode ser feito pelos telefones: 199 ou 2741-8370.

As praias de São João da Barra contam com serviço de salvamento marítimo para maior segurança dos banhistas neste período de alta temporada. A Defesa Civil, atua com 64 salva-vidas divididos em 27 postos – do Pontal de Atafona à Lagoa de Iquipari e na praia do Açu.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Adriano Assis, o serviço envolve orientação sobre áreas de riscos que devem ser evitadas para o banho e auxílio na localização de crianças perdidas na faixa de areia. 

“As equipes estão preparadas para proporcionar maior bem-estar aos moradores e visitantes, visando minimizar os riscos de acidentes e afogamentos”, destacou Adriano.

Cada ponto de salvamento funciona com dois profissionais. Um supervisor percorre a orla em um quadricíclo que serve de apoio logístico e de salvamento em áreas de difícil acesso. Uma lancha flash boot também é utilizada para o patrulhamento aos finais de semana.
Outro serviço desenvolvido na orla é o Projeto Praia Acessível, que facilita o acesso dos cadeirantes à faixa de areia e ao mar, pelas passarelas: Posto 1 – no bairro Nossa Senhora Aparecida, localizada do outro lado da Lagoa de Grussaí; Posto 2 – em frente ao Polo Gastronômico, em Grussaí; e Posto 4 – no Chapéu do Sol.

Durante a alta temporada em 2017 a Defesa Civil de São João da Barra contabilizou 417 salvamentos marítimos, sendo 160 no mês de janeiro e 257 em fevereiro. Em Atafona e Grussaí, foram 14 casos de crianças perdidas, sendo 6 em janeiro e 8 em fevereiro. No Açu, 9 crianças perdidas, sendo 4 em janeiro e 5 em fevereiro.

O contato com a Defesa Civil de São João da Barra, em caso de emergência, pode ser feito pelos telefones: 199 ou 2741-8370.


Fonte Ascom