20/03/2017 16:18:27 - Atualizado  em 20/03/2017 16:29:21

A+ A-

Postura inicia recolhimento de veículos abandonados em via pública

  Rogério Azevedo-Supcom

São mais de 50 veículos abandonados em todo o município

A Superintendência de Fiscalização de Postura começou nesta segunda-feira (20/03), a retirada de veículos abandonados em áreas públicas de diversos bairros e localidades do município. A medida ocorre após notificação feita aos proprietários através de portaria, na edição do dia 13 de fevereiro do Diário Oficial (DO).

Pela manhã, com o apoio de um caminhão-prancha da concessionária Pátio Norte, foram recolhidos um Fiat Uno na Rua Celita Tavares Pessanha, no Parque Calabouço; e um utilitário Towner na Avenida Francisco Lamego, no Parque Prazeres, ambos em Guarus. No início da tarde foi retirado um Logus da Rua Professor Mesquita, no bairro Pecuária.

"São mais de 50 veículos abandonados em todo o município. Somente em um local de Guarus são oito. A demanda aumentou muito nesses quase três meses em que a Pátio Norte ficou sem atividades", afirmou Jaciária Nicácio, fiscal de urbanismo da superintendência de Postura.

Os veículos foram levados para o depósito da Pátio Norte. Nos próximos dias serão realizadas novas retiradas. Muitos estão em condição de sucata e dificultam a remoção. “Estamos tentando a liberação de dois caminhões-prancha para agilizar o serviço”, completou Jaciária.

Segundo o superintendente de Postura, Fabiano Mariano, para que os veículos sejam considerados abandonados, eles têm que estar no mesmo local sem ter sido movimentados há pelo menos 20 dias.

"Então comunicamos ao proprietário para fazer a remoção. Se o dono não é encontrado, aí fazemos a notificação via Diário Oficial. E se ele não aparece, então o veículo é removido para o depósito público", explica Mariano.

O proprietário tem 90 dias para comparecer com a documentação e fazer a retirada. Ao final desse prazo, o veículo vai a leilão, mesmo na condição de sucata.  

"É importante recolher esses veículos porque, além de ‘despoluir visualmente’ a paisagem ou desocupar uma vaga de estacionamento, evitamos que eles abriguem vetores de doenças, como ratos e mosquitos. E eles também podem ser usados por bandidos para esconder armas e drogas", acrescentou.

Para comunicar sobre veículos abandonados, basta ligar para o número (22) 27233781 e 981683645. Para denúncias presenciais, o endereço é Rua Tenente Coronel Cardoso, 91. Nos dois casos, o atendimento é das 8h às 17h.


Fonte Supcom