31/10/2017 11:16:55 - Atualizado  em 31/10/2017 11:22:49

A+ A-

Alunos da EJA poderão fazer cursos profissionalizantes no IFF

  Rogério Azevedo- Supcom

Uma nova reunião deverá ocorrer no final de novembro e a previsão é que as aulas comecem em abril

A partir de 2018, estudantes do ensino fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal poderão cursar, de forma concomitante, cursos profissionalizantes no Instituto Federal Fluminense (IFF). Desta forma, ao concluírem o fundamental, já estarão qualificados a ingressar no mercado de trabalho. A conquista é fruto de uma parceria firmada este ano entre a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e a instituição de ensino.

A princípio, serão ofertadas 125 vagas para cursos de refrigeração, eletricista predial e industrial, cuidador de idoso e cuidador infantil. A formação será feita através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Formação Inicial e Continuada com o Ensino Fundamental (PROEJA FIC), cuja portaria municipal foi publicada em maio.

O secretário de Educação, Rafael Damasceno, se reuniu nesta segunda-feira (30/10), no Centro de Referência do IFF, em Guarus, com o diretor de políticas educacionais da unidade, Carlos Márcio Viana; a diretora de ensino do IFF-Guarus, Monique Freitas, além de uma comissão, formada por pedagogos da instituição e coordenadoras de área da Smece, para discutir integração curricular, carga horária e público-alvo.

Uma nova reunião deverá ocorrer no final de novembro e a previsão é que as aulas comecem em abril, quando inicia o ano letivo no IFF.


Fonte Redação/ Supcom