20/03/2017 19:56:31 - Atualizado  em 20/03/2017 20:16:30

A+ A-

Reitor do IFF anuncia que provas de nível superior feitas à tarde estão canceladas

  Reprodução

A irregularidade ainda está sendo investigada, mas está decisão foi tomada após reunirão com Metrópole Soluções Empresariais, empresa contratada para a realização do concurso

Durante uma entrevista no início da noite desta segunda-feira (20/03), o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Azevedo, afirmou que as provas de nível superior realizadas na tarde de domingo (19/03) — alvo de denúncias por parte de candidatos por conter questões repetidas das que foram aplicadas na parte da manhã —, estão automaticamente cancelas. A irregularidade ainda está sendo investigada, mas está decisão foi tomada após reunirão com Metrópole Soluções Empresariais, empresa contratada para a realização do concurso.  

Estamos o dia todo envolvidos na apuração das questões que envolvem o nosso concurso público. Até agora não foram detectados falhas nas provas de nível técnico-administrativo.

"Já detectamos que as provas de nível superior, em tese, as questões que foram postas nas áreas de língua portuguesa e legislação. O problema é que, por falha da empresa, a prova de professor foi aplicada pela manhã e as de técnicos-administrativos, pedagogia e auditoria foram aplicadas na parte da tarde, e não pode ser a mesma prova. Então, a empresa falhou, uma falha grave, em que automaticamente a priori essa prova do cargo superior aplicada na parte da tarde está anulada, cancelada”, disse Jefferson acrescentando que “existe um principio no concurso publico que as questões tem que ser inéditas, então se as prova teve questões repetidas ela perde o ineditismo. Quero passar a tranquilidade para todos os candidatos, o Instituto Fluminense sempre teve o compromisso com a lisura, com a seriedade”.

O reitor disse ainda que a prova foi elaborada em Brasília e impressa em Curitiba exatamente para que houvesse tranquilidade para que todos os candidatos tivessem igualdade de condição e para que não fosse violado.

Questionado sobre a possibilidade de o problema contaminar todo processo e as condições da empresa nesse caso, o reitor disse que "É importante deixar claro que amanhã é fase dos recursos e nós continuamos a apurar a extensão do que houve. Se a prova tivesse acorrido em um único turno, pela manhã ou pela tarde, não teria ocorrido esse problema. A questão é que ela ocorreu em momentos distintos e, por tanto, teria necessariamente que ser diferente e tem aí uma falha da empresa que não se atentou para isso”.

Ainda de acordo com Jefferson, o problema detectado atinge entre 15 e 20 por cento dos candidatos de cinco áreas (Automação Industrial, Desenho Técnico, Engenharia Elétrica, Língua Inglesa e Química). “Peço que encarecidamente que o candidato que registrar qualquer falha que apresente recurso. Amanhã é o dia para fazer isso. Precisamos verificar se é apenas uma banda da ‘maça’ que podre ou ela toda e tomar as medidas certas”, frisou o reitor.

IRREGULARIDADE PODE IR PARAR NO MPF

O problema motivou um grupo de candidatos, que estão reunindo as provas e documentando as irregularidades para posteriormente protocolar denúncia no Ministério Público Federal (MPF), o que deve acontecer nos próximos dias. Os candidatos pedem a anulação do concurso ou reaplicação das provas.  

“Além das questões idênticas em provas aplicadas em horários diferentes (manhã e tarde), têm questões plagiadas do Enem e de outros concursos. Quem teve acesso às provas saíram em vantagem e isso não é justo, pois estudei muito para essa prova, investi em cursinho”, disse Inês Ribeiro Machado, que fez prova concorrendo a uma das vagas de assistente-administrativo.

O Concurso Público do IFF teve 7.573 candidatos inscritos, sendo 7.115 para os cargos administrativos, que concorrem a 11 vagas, e 458 para os cargos de professor, que concorrem a cinco vagas. 

GABARITO PRELIMINAR LIBERADO

Acesse AQUI o gabarito referente aos cargos técnico-administrativos.

Acesse AQUI o gabarito referente aos cargos de professor.

Os recursos contra os gabaritos deverão ser realizados no dia 21 de março de 2017, via internet, no endereço www.concursos.iff.edu.br


Fonte Ururau