24/11/2017 09:03:09 - Atualizado  em 24/11/2017 09:05:18

A+ A-

Renovação de matrícula na rede municipal termina hoje

  Rogério Azevedo-Supcom

Na próxima terça-feira (28/11), começa a pré-matrícula que vai até o dia 13 de dezembro

Termina nesta sexta-feira (24/11) o prazo para renovação de matrícula, de encaminhamentos e transferências para as creches e escolas da rede municipal de ensino de Campos. Até o momento, cruzando dados entre o sistema manual e o digital, estima-se que 80% dos estudantes já tenham feito o cadastro da Nova Matrícula da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece). O novo método visa proporcionar uma melhor distribuição das vagas, um acesso mais justo a elas e às políticas públicas direcionadas. Na próxima terça-feira (28/11), começa a pré-matrícula que vai até o dia 13 de dezembro.

Tanto a renovação, que iniciou dia 10 de outubro, quanto a pré-matrícula são feitas nas próprias unidades de ensino almejadas. De acordo com a secretária de Educação, Luciana Eccard, os responsáveis pelos estudantes da rede municipal que ainda não fizeram a renovação precisam se apressar para que o aluno não fique fora da escola no próximo ano.

“Demos um período maior para que as pessoas se adequassem às exigências do novo método, reunindo a documentação necessária. Antes a renovação era automática. Com isso, ficamos sem informações sobre os nossos alunos e sem saber o número real de vagas disponíveis. Há crianças matriculadas em mais de uma escola, há alunos que já faleceram há anos e ainda constam no sistema como ativos. Com este novo cadastro poderemos saber onde estão e quem são nossos estudantes, o que é o básico para implementação de qualquer política pública”, explica Eccard.

A coordenadora do Bolsa Família na Smece, Rita de Cássia Martins, frisa que, aqueles que são beneficiados pelo programa, precisam de atenção redobrada com a renovação da matrícula, pois a criança estar regularmente matriculada e frequentando uma unidade de ensino são algumas das condicionalidades para continuar recebendo o benefício.

Nova Matrícula - A Nova Matrícula conta com maior número de informações dos estudantes e seus responsáveis, além de um sistema de enfileiramento, no qual os cadastros são ordenados por critérios socioeconômicos. Os mesmos critérios são utilizados para fim de desempate. Uma vez cadastrados e “enfileirados”, os candidatos com menor renda ou cujos responsáveis trabalham ou estudam, por exemplo, ganham mais pontos, diminuindo sua posição na fila de espera pela vaga.

O acesso a um perfil mais detalhado dos estudantes da rede orientará a distribuição das alocações de interessados em vagas, a expansão ou retração da rede e direcionará a urgência na implementação de programas como o Saúde na Escola, por exemplo.

 


Fonte Supcom