18/05/2017 15:50:08 - Atualizado  em 18/05/2017 15:56:49

A+ A-

Prêmio Destaque na Iniciação Científica é conferido à Uenf pela terceira vez

  Divulgação

O prêmio, referente ao ano de 2016, se junta aos dois outros obtidos pela Universidade, em 2003 e 2009

Pela terceira vez, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) é a vencedora do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, conferido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O prêmio, referente ao ano de 2016, se junta aos dois outros obtidos pela Universidade, em 2003 e 2009.

Criado em 2003, o “Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica”  tem por objetivos premiar os trabalhos de destaque entre bolsistas de Iniciação Científica, considerando os aspectos de relevância e qualidade de seu relatório final de pesquisa, bem como premiar as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que contribuam de forma relevante para o alcance das metas do Programa.

O grau de investimento que a Uenf faz na iniciação científica pode ser constatado todos os anos, durante o Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT). Maior evento de iniciação científica do estado do Rio de Janeiro, o CONFICT reúne o IFF e a UFF, apresentando os trabalhos de pesquisa de seus alunos de graduação, que recebem bolsas de iniciação científica. O próximo,que será realizado de 03 a 07 de julho deste ano, obteve recorde de inscritos: 590 trabalhos.

Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica da Uenf (PIBi-UENF), ligados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), envolvem os Programas de Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), e têm por objetivo estimular e fomentar a participação de estudantes de graduação em pesquisas originais desenvolvidas pelos pesquisadores da Universidade.


Fonte Ascom