16/05/2017 15:15:39 - Atualizado  em 16/05/2017 15:22:37

A+ A-

Reforço na segurança pública e emprego no Porto são destaques na sessão da Câmara de SJB

  Divulgação

Vereadora disse que continua recebendo reclamação de que as empresas têm preferido contratar pessoal de outros municípios

A segurança pública esteve novamente na pauta da Câmara de São João da Barra. Nesta terça (16/05), por meio de requerimento, Franquis Arêas (PR) solicitou ao deputado estadual, Bruno Dauaire, que viabilize com a Comissão Permanente de Segurança Pública, uma reunião com o Comando Geral da Polícia Militar com o objetivo de aumentar o efetivo policial no município. “Soube que o nosso município só tem cinco viaturas e a população está assustada com tanta violência”, justificou.

Outra matéria que gerou muito debate foi o requerimento nº 059/2017, da vereadora Sônia Pereira (Soninha/PT). Ela sugere a realização na Câmara, de uma reunião pública com as empresas que prestam serviço ao Complexo Portuário do Açu para saber se está ocorrendo ou não a contratação de sanjoanenses. Ele disse que continua recebendo reclamação de que as empresas têm preferido contratar pessoal de outros municípios.

Os vereadores defenderam a proposta de uma mudança na lei municipal nº 105/2008 (que concede redução na alíquota de ISS às empresas localizadas na área do Porto, mediante contratação de um percentual mínimo de sanjoanenses, variando de 15 a 30% conforme determinados tipos de serviços) a fim de elevar esse percentual. “Temos que buscar juridicamente o que pode ser proposto”, falou o presidente da Casa, Aluizio Siqueira (PP).    

Dois requerimentos para a Secretaria Municipal de Saúde foram aprovados: um da vereadora Sônia Pereira (Soninha/PT) para que o município possa viabilizar o exame de catarata e o outro, do edil, Eziel Pedro da Silva (PMDB), sugerindo a implantação do atendimento 24 horas no posto de saúde de Cajueiro, inclusive aos sábados e domingos.

Para o Açu, Gerson Crispim (Gersinho/SD) requereu a construção de uma subestação de energia elétrica. Em conjunto, Aluizio e Gersinho requereram à Secretaria de Meio Ambiente, a roçada dos bardos (gaiolinhas) laterais e do acostamento das estradas asfaltadas e vicinais de todo o 5º Distrito.

Em requerimento à Cedae, Elísio Rodrigues (PDT) solicitou a extensão da rede de água potável para atender a comunidade de Rua Nova; se preciso, com a construção de uma caixa d’água, com poço profundo. Também por requerimento, Aluizio solicitou a aquisição de matéria-prima para a recuperação de ruas e estradas vicinais.

Jonas Gomes indicou a construção de casas populares em Barcelos. Ronaldo Gomes (PROS) pediu a colocação de quebra-molas na SB-02, em frente à escola estadual de Degredo.


Fonte Ascom